Como participar?
Você, professor ou gestor da educação, pode contribuir ou mesmo construir nosso Observatório em sua instituição. A contribuição pode se dar pela participação em nossas pesquisas (como voluntário nas respostas ou mesmo na concepção de novas pesquisas), pela realização de atividades em sua instituição, pela participação em nossos GTs ou ainda na simples assinatura de nosso Boletim Mensal.
Quer fazer parte da organização?
Nosso observatório visa ser um instrumento coletivo de docentes do ensino básico ou superior.
Se quiser integrar um de nossos GTs, veja abaixo como participar!
Assinatura de nosso boletim mensal
O Boletim é enviado mensalmente aos assinantes, contendo uma análise das informações sobre tecnologia e IA na educação, além da participação do EDUTECIA em diversos fóruns de discussão. Envie sua solicitação no formulário abaixo.
Nossos Grupos de Trabalho
Os grupos de trabalho produzem materiais para o site e podem organizar debates online ou nos seus espaços de trabalho.
Sua participação é bem vida! Contacte o responsável acessando os itens abaixo.
Monitoramento de grandes empresas e do setor EDTECH
Este GT visa produzir um mapeamento dos grandes conglomerados da educação assim como das chamadas Edtechs (start-ups educacionais). O objetivo é investigar como o capital privado tem moldado a dinâmica dos produtos digitais educacionais.
Pesquisadora responsável: Kelly Pedroza (Colégio Pedro II)
Desenvolvimento de pedagogias críticas de Inteligência Artificial na educação
A inteligência artificial é a nova esteira de desenvolvimento de produtos educacionais. Neste GT, fazemos um monitoramento de estudos sobre IA na educação e o que tem se desenvolvido como pedagogia da IA, procurando criar uma referência para uma pedagogia crítica da IA.
Pesquisadores responsáveis: Afrânio Silva (UERJ) e Paula Menezes (Unicamp)
Games e gaminificação na educação
Os jogos educacionais e análise de jogos e seus princípios teóricos e educativos podem contribuir para o fazer pedagógico. No entanto, o uso da chamada "gamificação" da educação tem outras repercussões que pretendemos discutir neste GT.
Pesquisadores responsáveis: Christiano Monteiro (UFF) e Renan Marques Birro (UPE)
Educação para as mídias, combate à desinformação e letramento digital
A educação para as mídias tem se desenvolvido no Brasil recentemente, seguindo experiencias bem sucedidas da França, Canadá e Inglaterra. Ela está ligada ao combate à desinformação. O GT visa monitorar ideias e práticas do tema, contribuindo para fazer evoluir a noção de letramento digital em escolas e Universidades.
Pesquisador responsável: A definir
Avaliação e monitoramento de políticas públicas digitais e sustentabilidade na Educação
Quais políticas públicas tem definido o uso das tecnologias na educação? Acompanhar as novas politicas, como da educação conectada e da educação para as mídias, e como elas tem tido impacto nos currículos e formação de professores.
Pesquisador responsável: Fabricio Cruz (ATAIRU)
Decolonizando o digital
As tecnologias digitais e de inteligência artificial tem sido desenvolvidas por países do hemisfério Norte, tendo consequências para a definição da comunicação e dos objetivos de uso pedagógico destas. Nosso intuito neste GT é avaliar como o desenvolvimento dependente tecnológico implica em um tipo de educação com valores e lógicas centradas em experiencias alheias à nossa.
Pesquisador responsável: A definir
Quer propor um novo grupo de trabalho?
Seja professor da Escola Básica ou da Universidade, você pode propor um novo GT para iniciar atividades e pesquisas em nome do Observatório.