top of page

DADOS E MAPEAMENTOS RECENTES

Os pesquisadores do Observatório monitoram os dados e mapeamentos produzidos, trazendo um pequeno resumo sobre cada um deles. Existem já alguns dados e mapeamentos relevantes, com pesquisas sérias e bem fundamentadas, que acreditamos sejam necessárias para os agentes da educação conhecer. Leia a seleção de artigos e estudos notáveis e inovadores da nossa equipe.

Mapeamento Edtech 2022

Este é um mapeamento das empresas de EDTECH produzido pela Associação Brasileira de Startups e a empresa de consultoria Deloitte, além de outros parceiros. O mapeamento propõe uma análise baseada em uma classificação dos segmentos de Edtech (cursos livres, cursos preparatórios, ensino infantil, ensino básico, ensino superior, idiomas e educação corporativa. No Brasil, 80% das empresas edtech são representadas por cursos livres (40%) e plataformas voltadas ao ensino básico (40%).

As we currently discuss the topic ‘Design’ in our art lessons, we got instructed to do a c

Estudo das TICs na Educação do CETIC.br

Estudo nacional, que se realiza há mais de 10 anos, sobre as tecnologias da informação e da comunicação na educação. O estudo apresenta uma série de indicadores, e aqui destacamos as “dinâmicas do uso das tecnologias pelos alunos na escola” e “gestão da implementação das tecnologias digitais na escola”. Daniela Costa, coordenadora do estudo e membro de nossa equipe, destaca que, embora 89% das escolas constem como conectadas, a “conectividade significativa” fica entorno de 58%.

Mapeamento sobre a plataformização da educação

Organizado pelo Observatório Educação Vigiada, este mapeamento visa detalhar quais plataformas são utilizadas em instituições de ensino brasileiras e outros países da America do Sul. Estas informações são essenciais, por demonstrarem a falta de políticas claras sobre esse uso e a relação de dependência das instituições dos GAFAM (as grandes empresas de tecnologia). Os dados sobre instituições de ensino superior revelam, por exemplo, que apenas 36 das 155 instituições listadas não utilizam plataformas GAFAM (Google e Microsoft), enquanto 119 as utilizam.

Usando Tablet Digital

Estudos do Comitê gestor da internet sobre Plataformização da educação

Você sabe o que é a plataformização da educação? Trata-se da integração de plataformas de aprendizado e de comunicação na educação. Estas plataformas podem ser abertas (como Moodle) ou privadas (como Google Sala de Aula).  Você sabe o que acontece com seus dados nestas plataformas? O comitê gestor da internet (CGI) realizou uma série de estudos sobre a o uso e a  importância dos dados  na plataformização da educação.  Segundo os pesquisadores, "comportamento online, informações de perfis, localização, que tipo de dispositivo utilizam, o que fazem enquanto estudam ou estão em aula virtual e com quem se relacionam são alguns dos dados capturados pelos aplicativos".  A pesquisa constata a profunda presença da plataforma do Google e de outras parcerias com instituições privadas, mas também algumas soluções de desenvolvimento próprio por algumas secretarias.

Publicações da UNESCO sobre educação digital e inteligência artificial

A UNESCO, órgão das Nações Unidas para a educação, publica uma série de documentos, artigos e recursos para informação pública e gratuita. Ela possui uma biblioteca digital (https://unesdoc.unesco.org/search) e publicações recentes sobre educação, tecnologia e IA.  Sugerimos aqui a leitura de um documento curto sobre o Consenso de Beijing, que possui as recomendações centrais e éticas do uso de IA na educação. A UNESCO adota uma perspectiva de estimular o acesso a estas tecnologias, incluindo uma ideia de "flexibilidade" das aprendizagens e a aprendizagem ao longo da vida; porém, destaca princípios básicos como manter a centralidade do humano (ou seja, as tecnologias devem estar subordinadas à dinâmica humana), garantir os direitos humanos, promovendo o Desenvolvimento Sustentável. 

bottom of page