top of page
Black Beige Minimalist Photography Portfolio Cover Page_edited.jpg
Inteligência Artificial

Informando-se sem se naufragar

A rapidez da evolução tecnológica nos leva a um consumo acelerado de informações e com pouco espaço para debate e interpretação dos fatos. Neste sentido, o Observatório não visa sobrecarregar ainda mais a "infosfera", mas proporcionar uma navegação pelos acontecimentos sem ansiedade.

Assim, organizamos esta seção da seguinte forma:

- Um boletim mensal com uma síntese de informações mais importantes, analisando tendências do momento, particularmente no que tange às tecnologias, inteligência artificial e educação;

- A publicação de opiniões de professores e agentes da educação sobre temas relevantes;

- Indicação de leituras, sites, podcasts ou outros recursos, caso você queira se aprofundar mais.

noticias.jpg
capa do livro de Byung-Chul Han

Sugestão de leitura

Por Paula Menezes, 13/03/2024

Nossa sugestão da semana é a leitura de um livro curto e impactante de Byung-Chul Han, filósofo sul-coreano que ficou conhecido pelo seu livro "A sociedade do Cansaço". O autor possui diversos livros traduzidos em português, assim como diversas entrevistas disponíveis. Sugerimos a leitura deste livro sobre as não-coisas pois, apesar do conteúdo filosófico, ele possui uma narrativa simples e crítica dos fenômenos tecnológicos, possuindo apenas 171 páginas. Sua tese principal é de que a "infoesfera" toma o lugar das coisas, ou seja, estamos vivendo num mundo mais de informações do que de coisas, objetos ou relações mais estáveis. Apesar de alguns aspectos positivos, esta constatação nos levaria a um regime "pós-factual", perdendo vinculo com a realidade e nivelando a distinção entre verdadeiro e falso.  Esta obra é fundamental para pensar a era da desinformação e a nova dinâmica de comunicação e de atenção em nossa sociedade.

Noticias 2.jpg

Por Amanda Machado, 01/03/2024

Personalidades influentes, como Elon Musk, se uniram a especialistas para alertar sobre os riscos da inteligência artificial, enquanto a mídia amplamente divulgava essa preocupação. A reação míope da sociedade ao "impensado digital", que apresenta a tecnologia como inevitável, evidencia a falta de reflexão crítica sobre seu impacto político e social. O texto destaca a necessidade de desafiar o status quo e oferecer alternativas que promovam uma abordagem mais consciente e colaborativa na era digital, exemplificada pela plataforma Needle.

Este texto foi selecionado por nós e traduzido do site The Conversation. Os autores aceitaram a tradução e publicação em nosso site.

Para ler o texto completo, clique no título do artigo ao lado.

Por Amanda Machado, 31/08/2024

À medida que o número de empresas de EdTech cresce - 500 de acordo com um estudo da EY Parthénon - as instituições de ensino superior têm razão em questionar a eficácia das ferramentas que elas oferecem. Como elas podem ser avaliadas? Que critérios devem ser usados para escolher futuros parceiros? (...)

Este texto foi selecionado por nós e traduzido do site EdtechActu.

Para ler o texto completo, clique no título do artigo ao lado.

bottom of page