O que é um observatório?
Um observatório é um instrumento essencial de política pública, pois permite o monitoramento, avaliação e elaborações de recomendações para assuntos e agentes públicos. Eles são ainda mais essenciais em um contexto de complexificação de informações e em cenários de incerteza e pouca regulamentação institucional.
Nossos objetivos
O Observatório das tecnologias e IA na Educação visa trazer o debate sobre o presente e o futuro da educação brasileira na perspectiva das novas tecnologias. Somos um projeto independente que visa reunir todos os atores do campo educacional para contribuir para a construção de políticas públicas inclusivas, solidárias e inteligentes no domínio da educação, tecnologia e sociedade.
Um dos principais objetivos de nossa iniciativa é fornecer a professores, educadores, gestores e pedagogos de todos os níveis um portal de referência sobre a rápida evolução das tecnologias no intuito de formar uma opinião pública capaz de opinar sobre as futuras políticas públicas do setor. Neste sentido, um segundo objetivo é de constituir um fórum permanente de debate, onde possamos reunir iniciativas de vários lugares do Brasil de boas práticas no uso das tecnologias na educação e possibilitar uma voz para os atores de terreno. Em terceiro lugar, também temos como objetivo monitorar, analisar e produzir recomendações para políticas públicas que visem a garantir os valores de gratuidade, qualidade e equidade da educação brasileira. Para cumprir de maneira eficiente estes três objetivos, o projeto visa fornecer uma leitura crítica de notícias, artigos, dados e mapeamentos relevantes para fornecer aos agentes educacionais informações de base para interpretar o ambiente em que vivemos.
Acreditamos que o Observatório possui três desafios centrais: informar sem sobrecarregar os agentes da educação, selecionando e sintetizando as vastas quantidades de informações disponíveis, assim como verificando fontes e fake news - um trabalho de pedagogização; em segundo lugar, procurar chegar a populações afastadas dos centros de poder e desejosas de inovações, muitas vezes invertendo o papel esperado da tecnologia e abrindo novos horizontes de pensamento; e, finalmente, servir como um fórum de debate e de encontro entre os diversos agentes do mundo educacional, aproximando governo, sociedade civil, universidades e escolas, de modo a influenciar políticas públicas de regulação ou de democratização.
Nossa metodologia de trabalho
Nosso observatório funciona a partir de Grupos de Trabalho. Cada GT produz as sínteses de informações sobre cada tema, produzindo um monitoramento do assunto em questão. Os GTs também produzirão um relatório anual sobre o tema e participar de ou promover fóruns públicos para colaborar com políticas públicas do setor. Nossa ideia é de integrar ao máximo professores e gestores dos vários níveis de educação para colaborar nos GTs.